domingo, 19 de julho de 2009

Os Santos Populares




CURIOSIDADE….

O arraial de São Pedro celebra-se, desde longa data, na altura dos Santos Populares, entre os dias 28 e 30 de Junho. Apesar do passar do tempo, as tradições desta festa mantiveram-se. Este facto é constatado a partir dos relatos existentes no periódico Diário de Notícias, da década de 40.

Nos anos 40 (1940-1950), este arraial já possuía um importante valor religioso para o Concelho de Câmara de Lobos. Sendo Câmara de Lobos uma zona piscatória, São Pedro, por ter sido pescador, é o Santo Popular português, padroeiro da “gente do mar”.

Outrora, tal como nos dias de hoje, a festa de São Pedro era animada pelas Bandas musicais de Câmara de Lobos e apresentava-se com “as típicas verduras; bandeiras; iluminações; arcos floridos, típicos das marchas populares; barracas com comes e bebes, e à meia-noite com o fogo-de-artifício”. Para além destas tradições, havia “travessias nocturnas de barcos que transportam passageiros”.

Actualmente, o arraial de São Pedro tem grande atracção turística, devido, em parte, à beleza do cais (área piscatória) e à famosa gastronomia tradicional (a espetada madeirense e o peixe espada).

Sem comentários: