sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

As imagens que se seguem referem-se à exposição de Natal, realizada pelos alunos que frequentam as sessões de Biblioteca.







Triatlo Literário

A 1ª fase do concurso escolar Triatlo Literário ocorreu nos dias 10 e 11 de Dezembro, na Biblioteca.

As três provas que compõem o concurso incidiram sobre os irmãos Grimm, o que motivou o bom desempenho por parte de todos os concorrentes, sobretudo nas provas de leitura e de cultura.

A grande vencedora foi a Ana Carolina Neves Pestana, do 4ºB, que irá competir ao nível do Concelho de Câmara de Lobos, no 2º período escolar.





sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CONCURSO TRIATLO LITERÁRIO 2009/2010


DATA: 10 e 11 de Dezembro    
  
 CONCORRENTES:

 Ana Samanta Andrade, 4º A
 Carolina Brito Rodrigues, 4º A
 Natacha Silva Barradas, 4ºA
 Ana Carolina Neves Pestana, 4ºB
 Beatriz Freitas Rodrigues, 4ºB
 João Miguel Barradas Gomes, 4ºB
 Diogo José Silva Oliveira, 4ºC
 Emanuel Ronaldo Marques Henriques, 4ºC
 Luís Miguel Vieira Fernandes, 4ºC


MEMBROS DO JÚRI:

Professora Alícia Abreu
Professora Filipa Faria
Professora Noélia Pereira
Professora Teresa Margarida

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROGRAMA DE RÁDIO


Os alunos do 4º B: Francisco André e Catarina Sofia participaram no Programa de Rádio Educando. A participação dos alunos supracitados consistiu na leitura expressiva da história: “Meninos de Todas as Cores”, de Luísa Ducla Soares, como forma de sensibilizar os ouvintes a valorizarem todas as raças e a combaterem a exclusão social.




Frequência: 88.8FM


Podem ouvir  pela internet em http://radio.jornaldamadeira.pt/

domingo, 22 de novembro de 2009

Um livro, um AMIGO!



Um livro é um amigo e como tal deve ser tratado!

Os livros da Biblioteca da escola são importantes porque ficas a saber mais e a ler melhor! Para que todos possamos usufruir do bom que os livros têm, devemos ter os seguintes cuidados:
  • Sempre que pegamos num livro, ter o cuidado de pegar nele fechado.
  • Nunca pegar num livro, apenas por uma das capas.
  • Não abrir um livro, dobrando-o a 360º, para não descolá-lo, separando as folhas da lombada.
  • Não colocar objectos pesados entre as folhas do livro.
  • Não apoiar o cotovelo sobre as páginas dos livros durante a leitura.
  • Não rasgar, nem arrancar as folhas dos livros. Elas são parte integrante do livro, basta faltar uma e será como se nos faltasse um braço.
  • Não dobrar os cantos das folhas do livro para marcar onde se está a ler. Usa para isso um marcador de livros.
  • Não riscar os livros.
  • Não usar saliva para virar as folhas.
  • Conservar o livro sempre limpo e perfeito.
  • Não comer, nem beber próximo do livro.
  • Não manusear os livros com as mãos sujas.
  • Não deixar o livro exposto ao Sol, nem à chuva.
  • Terminada a leitura, devolver o livro no lugar certo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"JORNAL DAS CRIANÇAS"


Os alunos do 4ºB elaboram um jornal na Biblioteca, onde consta textos sobre pequenas entrevistas; informações recolhidas e histórias criadas pelos alunos da escola. Actividade iniciada na sala de aula pela professora Carmelita da Curricular.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Reviver o Pão – por – Deus

O “Pão-por-Deus” foi recordado na Biblioteca através da leitura expressiva de quadras populares sobre esta tradição. Depois, alguns alunos escreveram as suas próprias quadras.

No dia 30 de Outubro, alguns alunos comemoraram o Dia do Pão -por-Deus com a visita do Professor Márcio da EB1/PE de Campanário, que contou a história: "Maria Castanha". Depois de terem ouvido a história, participaram, com muito entusiasmo, num jogo, que consistia em recontar através de imagens.








quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FELIZ DIA DAS BRUXAS

Depois dos alunos terem ficado a conhecer a História, as tradições e os símbolos da efeméride do Halloween, elaboraram actividades alusivas ao respectivo tema. Os alunos do 1º ano efectuaram cartões com desenhos sobre a temática. Os do 2º ano uniram os pontos e pintaram a simbólica abóbora de Halloween. Os do 3º ano construíram fantoches de figuras assustadoras, tais como: fantasmas, bruxas, gatos pretos e até personagens como o Vampiro e o Frankenstein. Os do 4º ano criaram histórias de acordo com o tema. Todos estes trabalhos foram expostos para a comunidade escolar.











sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Capuchinho Vermelho dos Irmãos Grimm



Todos os alunos assistiram, com muito entusiasmo, à animação da história: "O Capuchinho Vermelho". Depois fizeram um teatro improvisado sobre a história, em que cada aluno representava uma personagem. Posteriormente, os alunos do 1º e 2º anos ordenaram imagens relativas à história, como forma de a recontarem. Os discentes do 3º e 4º anos também recontaram a história, ao preencherem os espaços de um texto com palavras relacionadas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Autor do 1º período: Os Irmãos Grimm





Jacob e Wilhelm Grimm nasceram na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Como o pai, estudaram Direito, mas abandonaram a advocacia para se dedicarem à literatura. Em 1830, ingressaram como professores numa universidade na Alemanha. Eram grandes estudiosos da língua alemã, filólogos, historiadores e narradores.

Em 1841, foram convidados para o cargo de professores na Universidade de Berlim. Foi nessa cidade que moraram até o fim de suas vidas. Jacob morreu em 1863, com 78 anos e Wilhelm, em 1859 com 73 anos.

Os irmãos Grimm são conhecidos em todo o mundo pela grande quantidade de contos populares que recolheram na Alemanha, desde o início do século XIX. Diz-se que escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses.

Durante séculos, as histórias conhecidas por diferentes povos eram transmitidas apenas oralmente. Eram contadas pelos mais velhos aos mais novos e, assim, passadas de geração para geração. Na Idade Média, muitas delas ganharam versões escritas, feitas principalmente pelos padres. O registo desses contos em texto tornava mais fácil a preservação dessas histórias. Sabendo disso, os irmãos Grimm trataram de pesquisar relatos em documentos antigos e recolher contos entre a população da Alemanha para preservar as histórias tradicionais do seu povo.

Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se "Histórias das Crianças e do Lar" e apresentava 51 contos. Os textos por eles publicados espalharam-se logo pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.

Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões! As bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias serviam como um alerta para as crianças se afastarem de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo. De qualquer modo, nas histórias dos irmãos Grimm, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas.

Contos mais famosos:

- A Branca de Neve
- A Cinderela
- A Casinha de Chocolate
- Rapunzel
- O Ganso de Ouro
- O Alfaiate Valente
- O Lobo e as Sete Cabritinhos
- Os Sete Corvos  
- Os Músicos de Bremen

Essas histórias não são de autoria dos Irmãos Grimm, apenas foram compiladas por eles.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação




Os alunos do 1º e 2º anos  assinalaram o Dia Mundial da Alimentação, através do conto tradicional: "A Sopa de Pedra". Depois, numa tentativa de sensibilização para uma alimentação saudável, os alunos fizeram uma "sopa" com diversos legumes. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Correios



Para celebrar o "Dia Mundial dos Correios", os alunos pesquisaram sobre a História e a Cronologia dos Correios em Portugal.


Os alunos do 1º e 2º anos elaboraram um Selo de Carta sobre o Outono.


Os alunos do 3º e 4º anos escreveram cartas para serem enviadas aos alunos de outra escola: a EB1/PE de Campanário. Este intercâmbio resultou como um incentivo à comunicação escrita, uma vez que estes ficaram a conhecer novos amigos, com quem poderão trocar correspondência ao longo do ano.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

" O Outono chegou"


Os alunos recordaram as características do Outono através da história: "A Fada do Outono". Depois, fizeram uma composição sobre a respectiva estação do ano.







O Outono

      No Outono, o vento fica mais forte e caiem muitas folhas para o chão. Por vezes chove muito e até as pessoas não podem sair de casa. Se saírem, têm que usar roupa quente e guarda-chuva.
     Houve um dia que, por ter chovido muito, a água do mar chegou até à Igreja. Nesse dia, eu queria sair de casa para jogar à bola com os meus amigos e não podia.


Hugo Emanuel, 4ºC




sábado, 26 de setembro de 2009

domingo, 19 de julho de 2009

BOAS FÉRIAS!


TOP LEITOR


O projecto Baú de Leitura, com o intuito de desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura, atribui, no final de cada ano lectivo, um prémio ao melhor leitor de cada Biblioteca escolar, designado de “Top Leitor”.


A nossa Biblioteca dinamizou o referido projecto, o que constituiu uma mais-valia para promover hábitos de leitura, uma vez que o anseio dos alunos por receber um prémio de melhor leitor, proporcionou um maior número de leituras domiciliárias e presenciais, ao longo deste ano lectivo.

O prémio de melhor leitor para este ano lectivo (2008-2009) foi atribuído ao Luís Sebastião Escórcio, do 4ºB. A entrega do prémio ocorreu no dia 15 de Junho, na festa de encerramento do Baú de Leitura. Desta forma, o referido aluno teve a oportunidade de assistir às dramatizações, canções e declamações de poemas, efectuadas por alunos de outras escolas que também participaram no projecto.

Final do Ano Lectivo 2008/2009







A Biblioteca participou também na festa de encerramento do ano lectivo 2008/2009 com a peça de teatro: “A Cigarra e a Formiga”. Os alunos do 4ºB, nomeadamente: a Carlota, a Cassandra, a Ema e o Jaime dramatizaram a peça com grande entusiasmo e alegria.

A fábula "A Cigarra e a Formiga", de La Fontaine, foi adaptada aos dias de hoje, de modo a ser transmitida uma lição de moral aos alunos, para que estes aproveitem as férias de Verão não só para brincar, como também para estudar...

Os Santos Populares




CURIOSIDADE….

O arraial de São Pedro celebra-se, desde longa data, na altura dos Santos Populares, entre os dias 28 e 30 de Junho. Apesar do passar do tempo, as tradições desta festa mantiveram-se. Este facto é constatado a partir dos relatos existentes no periódico Diário de Notícias, da década de 40.

Nos anos 40 (1940-1950), este arraial já possuía um importante valor religioso para o Concelho de Câmara de Lobos. Sendo Câmara de Lobos uma zona piscatória, São Pedro, por ter sido pescador, é o Santo Popular português, padroeiro da “gente do mar”.

Outrora, tal como nos dias de hoje, a festa de São Pedro era animada pelas Bandas musicais de Câmara de Lobos e apresentava-se com “as típicas verduras; bandeiras; iluminações; arcos floridos, típicos das marchas populares; barracas com comes e bebes, e à meia-noite com o fogo-de-artifício”. Para além destas tradições, havia “travessias nocturnas de barcos que transportam passageiros”.

Actualmente, o arraial de São Pedro tem grande atracção turística, devido, em parte, à beleza do cais (área piscatória) e à famosa gastronomia tradicional (a espetada madeirense e o peixe espada).

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Na Biblioteca, os alunos tiveram oportunidade de saber mais sobre o Dia Mundial da criança.

Através de um jogo de perguntas e respostas, os alunos ficaram a saber que há ainda crianças que sofrem de maus-tratos, doenças, fome e discriminações. Descobriram também que existe uma organização internacional das Nações Unidas que ajuda essas crianças (UNICEF). Organização essa que escreveu e aprovou a “Declaração dos Direitos das Crianças”. Desta forma, os alunos ficaram também a conhecer os Direitos da Criança.

Por fim, a partir da leitura e compreensão do texto: “Meninos de Todas as Cores”, de Luísa Ducla Soares, os alunos perceberam que todos os meninos são importantes, independentemente da raça. Desta maneira, aprenderam a não discriminar pessoas de outras raças.