domingo, 29 de março de 2009

Baú de livros


A nossa Biblioteca dinamiza o projecto Baú de Leitura, com o intuito de promover hábitos de leitura e de escrita, junto dos alunos.

O Baú de Leitura da nossa Biblioteca correlaciona-se com as Bibliotecas Escolares do Concelho de Câmara de Lobos que dinamizam o referido projecto. Assim sendo, cada Biblioteca Escolar possui um baú de livros que, mensalmente, vai de escola em escola. Neste mês de Março, a nossa Biblioteca recebeu o baú de livros pertencente à Biblioteca da EB1/PE do Jardim da Serra.

Os livros do baú de outras Bibliotecas Escolares, que permanecem na nossa Biblioteca durante um mês, são alvo de actividades de animação de leitura. Neste mês, destacou-se a animação do livro: O Macaco de Rabo Cortado. Depois dos alunos terem apreciado a narração da referida história, elaboraram o reconto oral ou escrito.

O Macaco de Rabo Cortado
Era uma vez um macaco que tinha um enorme rabo. Certo dia, passou pelo parque e uma menina reparou no seu rabo e disse aos amigos:
- Olhem um macaco que tem um enorme rabo… rá, rá, rá, rá.
O macaco, que estava farto de ser gozado, resolveu ir à barbearia e disse:
- Senhor barbeiro, quero que me corte o meu rabo com a sua navalha.
O macaco, de rabo cortado, passou outra vez pelo parque e a menina disse:
- Olhem um macaco de rabo cortado!
Ao ouvir estas palavras, o macaco decidiu voltar atrás, à barbearia e disse:
- Quero o meu rabo de volta!
O barbeiro respondeu:
- Meu querido amigo macaco, não posso te devolver o rabo porque já o deitei fora.
O macaco ficou tão furioso que levou consigo a navalha do barbeiro. Pelo caminho viu uma peixeira que disse:
- Que bela navalha! Ofereço-te duas sardinhas se me deres essa navalha!
O macaco assim fez. Mais à frente, viu uma velhota que fazia pão e disse:
- Eu dou-lhe as minhas sardinhas, se me der uma saca de farinha.
E assim foi. O macaco prosseguiu o seu caminho e foi parar a uma escola. Lá, encontrou uma professora e ofereceu-lhe a saca de farinha. Mas, depois de ter andado um pouco, apeteceu-lhe a farinha de volta. Foi falar com a professora e esta respondeu:
- Meu querido amigo macaco, não há nada a fazer: acabamos de usar a tua farinha para fazer biscoitos e bolos, que acabamos de comer.
O macaco ficou tão irritado que levou consigo um livro da escola. Ao continuar o seu percurso, viu um rapaz que fazia violas e quis oferecer-lhe o livro. Mais tarde apeteceu-lhe ler, então foi ter com o rapaz e disse:
- Quero o meu livro de volta senão tiro-te uma viola.
O macaco ficou com a viola, mas desta vez não foi oferecer a viola a ninguém e decidiu aproveitá-la para tocar umas músicas.
Reconto elaborado por: Ana Carolina, 2ºB

Sem comentários: