terça-feira, 30 de novembro de 2010

Charles Perrault – O autor do 1º Período


      Charles Perrault nasceu em Paris (França) a 12 de Janeiro de 1628 e morreu a 16 de Maio de 1703. Foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo género literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. As suas histórias mais conhecidas são: Le Petit Chaperon rouge (Capuchinho Vermelho); La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida); Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato das Botas); Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderela ou a Gata Borralheira); La Barbe bleue (O Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar).

         Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas actividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria das suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como: o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de acção viva.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia Mundial do Não Fumador

      Hoje é o Dia Mundial do Não Fumador (17 de Novembro), por isso os alunos leram um texto sobre as consequências nocivas que o tabaco pode provocar. Depois, escreveram uma mensagem de apelo aos familiares que fumam.




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010