terça-feira, 11 de maio de 2010

Semana da Arte e da Cultura em Câmara de Lobos












     Nos dias 7 e 9 de Maio, a nossa escola participou na Semana da Arte e da Cultura, promovida pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
    
    No dia 7, os alunos apresentaram a peça de teatro “Pedro Pesquito e a Câmara dos Lobos” e a canção “Madeira, terra à vista” no “espectáculo de rua”, que decorreu na Praça da Autonomia.

     No dia 9, para finalizar o evento, fomos também convidados a apresentar a peça de teatro “Pedro Pesquito e a Câmara dos Lobos” e a canção “Madeira, terra à vista” no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

II FEIRA DO LIVRO





    
     A segunda edição da feira do livro decorreu de 22 a 29 de Abril de 2010 e esteve aberta a toda a comunidade escolar, incutindo o gosto pela leitura não só aos alunos, como também aos Encarregados de Educação.

     Foram expostos, por todo o espaço onde decorria a feira, trabalhos sobre a vida e a obra de Maria Aurora Carvalho Homem, autora convidada para a abertura da feira.

     A festa de abertura ocorreu no dia 22 de Abril, e iniciou-se por volta das 15 horas com a canção “Histórias de encantar”, interpretada pelos alunos do 3ºA. Depois, os alunos do 3ºB apresentaram a dramatização: “Madeira, terra à vista”, seguindo-se de uma canção relacionada com a respectiva dramatização. Seguidamente, os alunos dramatizaram a obra: “Pedro Pesquito e a Câmara dos Lobos”, de Maria Aurora, especialmente escolhida por descrever a realidade do Concelho onde a nossa escola está inserida. Posteriormente foi declamado um poema dedicado à escritora. Por fim, foi apresentado um filme sobre a vida e a obra de Maria Aurora.

     Infelizmente, por motivos de força maior, não podemos contar com a presença da autora Maria Aurora, mas a sua filha veio em sua representação e nos leu uma carta escrita especialmente para nós.

FINAL CONCELHIA DO TRIATLO LITERÁRIO





    No âmbito do Projecto Baú de Leitura, realizou-se no dia 18 de Março, no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a fase Concelhia do Concurso Triatlo Literário 2010. A Ana Carolina Neves Pestana do 4ºB foi a aluna apurada na fase escolar, para representar a nossa escola na fase Concelhia.

    As três provas que compõem o concurso: Leitura, Escrita e Cultura, debruçaram-se sobre o conto “O Firme Soldado de Chumbo”, de Hans Christian Anderson. Assim sendo, a prova de leitura consistiu na leitura expressiva de um excerto do referido conto. A prova de escrita baseou-se na elaboração de um final alternativo para o conto. A prova de cultura tratou-se de um questionário de dez perguntas de resposta múltipla sobre o conto.

    O júri, constituído pelo Dr. Rui Anacleto (Director Regional de Educação), pelo escritor António Cruz, pelo Dr. João Correia (Coordenador Geral do Baú de Leitura), pela Dra. Dulce (Vereadora da Cultura de Câmara de Lobos) e pela Dra. Sónia Jardim; avaliou os concorrentes, atribuindo pontos de 1 a 10 aos diversos parâmetros de cada prova. A Ana Carolina obteve uma elevada pontuação e venceu um honroso 2º lugar, distanciando-se do 1º lugar, por apenas 4 décimas.

    Por fim, a Ana recebeu um livro como prémio pela sua excelente prestação.

PARABÉNS ANA!

Animação Itinerante





    Nos dias 1 e 2 de Fevereiro, a nossa escola recebeu a carrinha da Biblioteca Itinerante do projecto Baú de Leitura.

   A referida Biblioteca ficou instalada na zona do recreio, o que despertou a curiosidade por parte de todos os alunos. Todos ficaram encantados por descobrirem que existe uma Biblioteca que “passeia” pela Ilha da Madeira.

    Os alunos que tiveram a oportunidade de visitar a Biblioteca Itinerante ficaram maravilhados com o seu interior e com a sua vasta quantidade de livros, destinados a todas as faixas etárias. Desta forma, os pequenos leitores sentiram-se entusiasmados em explorar a Biblioteca, e ficaram a conhecer novos livros e novas leituras.