sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Capuchinho Vermelho dos Irmãos Grimm



Todos os alunos assistiram, com muito entusiasmo, à animação da história: "O Capuchinho Vermelho". Depois fizeram um teatro improvisado sobre a história, em que cada aluno representava uma personagem. Posteriormente, os alunos do 1º e 2º anos ordenaram imagens relativas à história, como forma de a recontarem. Os discentes do 3º e 4º anos também recontaram a história, ao preencherem os espaços de um texto com palavras relacionadas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Autor do 1º período: Os Irmãos Grimm





Jacob e Wilhelm Grimm nasceram na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Como o pai, estudaram Direito, mas abandonaram a advocacia para se dedicarem à literatura. Em 1830, ingressaram como professores numa universidade na Alemanha. Eram grandes estudiosos da língua alemã, filólogos, historiadores e narradores.

Em 1841, foram convidados para o cargo de professores na Universidade de Berlim. Foi nessa cidade que moraram até o fim de suas vidas. Jacob morreu em 1863, com 78 anos e Wilhelm, em 1859 com 73 anos.

Os irmãos Grimm são conhecidos em todo o mundo pela grande quantidade de contos populares que recolheram na Alemanha, desde o início do século XIX. Diz-se que escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses.

Durante séculos, as histórias conhecidas por diferentes povos eram transmitidas apenas oralmente. Eram contadas pelos mais velhos aos mais novos e, assim, passadas de geração para geração. Na Idade Média, muitas delas ganharam versões escritas, feitas principalmente pelos padres. O registo desses contos em texto tornava mais fácil a preservação dessas histórias. Sabendo disso, os irmãos Grimm trataram de pesquisar relatos em documentos antigos e recolher contos entre a população da Alemanha para preservar as histórias tradicionais do seu povo.

Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se "Histórias das Crianças e do Lar" e apresentava 51 contos. Os textos por eles publicados espalharam-se logo pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.

Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões! As bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias serviam como um alerta para as crianças se afastarem de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo. De qualquer modo, nas histórias dos irmãos Grimm, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas.

Contos mais famosos:

- A Branca de Neve
- A Cinderela
- A Casinha de Chocolate
- Rapunzel
- O Ganso de Ouro
- O Alfaiate Valente
- O Lobo e as Sete Cabritinhos
- Os Sete Corvos  
- Os Músicos de Bremen

Essas histórias não são de autoria dos Irmãos Grimm, apenas foram compiladas por eles.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação




Os alunos do 1º e 2º anos  assinalaram o Dia Mundial da Alimentação, através do conto tradicional: "A Sopa de Pedra". Depois, numa tentativa de sensibilização para uma alimentação saudável, os alunos fizeram uma "sopa" com diversos legumes. 

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Correios



Para celebrar o "Dia Mundial dos Correios", os alunos pesquisaram sobre a História e a Cronologia dos Correios em Portugal.


Os alunos do 1º e 2º anos elaboraram um Selo de Carta sobre o Outono.


Os alunos do 3º e 4º anos escreveram cartas para serem enviadas aos alunos de outra escola: a EB1/PE de Campanário. Este intercâmbio resultou como um incentivo à comunicação escrita, uma vez que estes ficaram a conhecer novos amigos, com quem poderão trocar correspondência ao longo do ano.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

" O Outono chegou"


Os alunos recordaram as características do Outono através da história: "A Fada do Outono". Depois, fizeram uma composição sobre a respectiva estação do ano.







O Outono

      No Outono, o vento fica mais forte e caiem muitas folhas para o chão. Por vezes chove muito e até as pessoas não podem sair de casa. Se saírem, têm que usar roupa quente e guarda-chuva.
     Houve um dia que, por ter chovido muito, a água do mar chegou até à Igreja. Nesse dia, eu queria sair de casa para jogar à bola com os meus amigos e não podia.


Hugo Emanuel, 4ºC