domingo, 19 de julho de 2009

BOAS FÉRIAS!


TOP LEITOR


O projecto Baú de Leitura, com o intuito de desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura, atribui, no final de cada ano lectivo, um prémio ao melhor leitor de cada Biblioteca escolar, designado de “Top Leitor”.


A nossa Biblioteca dinamizou o referido projecto, o que constituiu uma mais-valia para promover hábitos de leitura, uma vez que o anseio dos alunos por receber um prémio de melhor leitor, proporcionou um maior número de leituras domiciliárias e presenciais, ao longo deste ano lectivo.

O prémio de melhor leitor para este ano lectivo (2008-2009) foi atribuído ao Luís Sebastião Escórcio, do 4ºB. A entrega do prémio ocorreu no dia 15 de Junho, na festa de encerramento do Baú de Leitura. Desta forma, o referido aluno teve a oportunidade de assistir às dramatizações, canções e declamações de poemas, efectuadas por alunos de outras escolas que também participaram no projecto.

Final do Ano Lectivo 2008/2009







A Biblioteca participou também na festa de encerramento do ano lectivo 2008/2009 com a peça de teatro: “A Cigarra e a Formiga”. Os alunos do 4ºB, nomeadamente: a Carlota, a Cassandra, a Ema e o Jaime dramatizaram a peça com grande entusiasmo e alegria.

A fábula "A Cigarra e a Formiga", de La Fontaine, foi adaptada aos dias de hoje, de modo a ser transmitida uma lição de moral aos alunos, para que estes aproveitem as férias de Verão não só para brincar, como também para estudar...

Os Santos Populares




CURIOSIDADE….

O arraial de São Pedro celebra-se, desde longa data, na altura dos Santos Populares, entre os dias 28 e 30 de Junho. Apesar do passar do tempo, as tradições desta festa mantiveram-se. Este facto é constatado a partir dos relatos existentes no periódico Diário de Notícias, da década de 40.

Nos anos 40 (1940-1950), este arraial já possuía um importante valor religioso para o Concelho de Câmara de Lobos. Sendo Câmara de Lobos uma zona piscatória, São Pedro, por ter sido pescador, é o Santo Popular português, padroeiro da “gente do mar”.

Outrora, tal como nos dias de hoje, a festa de São Pedro era animada pelas Bandas musicais de Câmara de Lobos e apresentava-se com “as típicas verduras; bandeiras; iluminações; arcos floridos, típicos das marchas populares; barracas com comes e bebes, e à meia-noite com o fogo-de-artifício”. Para além destas tradições, havia “travessias nocturnas de barcos que transportam passageiros”.

Actualmente, o arraial de São Pedro tem grande atracção turística, devido, em parte, à beleza do cais (área piscatória) e à famosa gastronomia tradicional (a espetada madeirense e o peixe espada).

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Na Biblioteca, os alunos tiveram oportunidade de saber mais sobre o Dia Mundial da criança.

Através de um jogo de perguntas e respostas, os alunos ficaram a saber que há ainda crianças que sofrem de maus-tratos, doenças, fome e discriminações. Descobriram também que existe uma organização internacional das Nações Unidas que ajuda essas crianças (UNICEF). Organização essa que escreveu e aprovou a “Declaração dos Direitos das Crianças”. Desta forma, os alunos ficaram também a conhecer os Direitos da Criança.

Por fim, a partir da leitura e compreensão do texto: “Meninos de Todas as Cores”, de Luísa Ducla Soares, os alunos perceberam que todos os meninos são importantes, independentemente da raça. Desta maneira, aprenderam a não discriminar pessoas de outras raças.

Dia do Autor Português









No dia 22 de Maio celebra-se o Dia do Autor Português. A biblioteca da nossa escola assinalou este dia com a visita a uma exposição sobre alguns autores portugueses contemporâneos de literatura infanto-juvenil, nomeadamente: Alice Vieira; Álvaro Magalhães; António Mota; António Torrado; José Jorge Letria e Luísa Ducla Soares.

A exposição funcionou como um incentivo à leitura de algumas obras dos autores referidos. Depois dos alunos terem aprendido com os livros, elaboraram trabalhos, onde desenvolverem a imaginação, a criatividade e o espírito crítico. Assim sendo, a exposição contou com os trabalhos dos alunos e com a biobibliografia dos escritores homenageados. O contacto “pessoal” com os escritores proporcionou uma maior aproximação dos alunos para com o livro.

Trabalhos: