terça-feira, 31 de março de 2009

BOAS FÉRIAS DA PÁSCOA!

Dia Mundial da Floresta (Dia da Árvore)


Depois dos alunos terem descoberto a importância da árvore e de como preservá-la, coloriram uma árvore no verso de uma folha já usada.

domingo, 29 de março de 2009

Final concelhia do Triatlo Literário de Câmara de Lobos











No âmbito do projecto “Baú de Leitura”, realizou-se na nossa Escola, no primeiro período escolar, o concurso Triatlo Literário ao nível de escola com o intuito de apurar um aluno, para representar a Escola no concurso Triatlo Literário ao nível do Concelho de Câmara de Lobos.

A aluna apurada foi a Sara Melissa Freitas, do 4º A que, naturalmente, representou a nossa Escola no Triatlo Literário ao nível de Concelho, no passado dia 17 de Março, no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

A prova do referido Triatlo, constituída pelas seguintes modalidades: Leitura, Escrita e Cultura, incidiu sobre a Obra: O Menino dos Olhos Azuis de Água, de Octaviano Correia, escritor convidado para o evento.

A participação num evento deste género constituiu uma nova experiência para a Melissa, que se portou lindamente, ao ter efectuado uma excelente prestação nas três modalidades.

Parabéns Melissa!

Baú de livros


A nossa Biblioteca dinamiza o projecto Baú de Leitura, com o intuito de promover hábitos de leitura e de escrita, junto dos alunos.

O Baú de Leitura da nossa Biblioteca correlaciona-se com as Bibliotecas Escolares do Concelho de Câmara de Lobos que dinamizam o referido projecto. Assim sendo, cada Biblioteca Escolar possui um baú de livros que, mensalmente, vai de escola em escola. Neste mês de Março, a nossa Biblioteca recebeu o baú de livros pertencente à Biblioteca da EB1/PE do Jardim da Serra.

Os livros do baú de outras Bibliotecas Escolares, que permanecem na nossa Biblioteca durante um mês, são alvo de actividades de animação de leitura. Neste mês, destacou-se a animação do livro: O Macaco de Rabo Cortado. Depois dos alunos terem apreciado a narração da referida história, elaboraram o reconto oral ou escrito.

O Macaco de Rabo Cortado
Era uma vez um macaco que tinha um enorme rabo. Certo dia, passou pelo parque e uma menina reparou no seu rabo e disse aos amigos:
- Olhem um macaco que tem um enorme rabo… rá, rá, rá, rá.
O macaco, que estava farto de ser gozado, resolveu ir à barbearia e disse:
- Senhor barbeiro, quero que me corte o meu rabo com a sua navalha.
O macaco, de rabo cortado, passou outra vez pelo parque e a menina disse:
- Olhem um macaco de rabo cortado!
Ao ouvir estas palavras, o macaco decidiu voltar atrás, à barbearia e disse:
- Quero o meu rabo de volta!
O barbeiro respondeu:
- Meu querido amigo macaco, não posso te devolver o rabo porque já o deitei fora.
O macaco ficou tão furioso que levou consigo a navalha do barbeiro. Pelo caminho viu uma peixeira que disse:
- Que bela navalha! Ofereço-te duas sardinhas se me deres essa navalha!
O macaco assim fez. Mais à frente, viu uma velhota que fazia pão e disse:
- Eu dou-lhe as minhas sardinhas, se me der uma saca de farinha.
E assim foi. O macaco prosseguiu o seu caminho e foi parar a uma escola. Lá, encontrou uma professora e ofereceu-lhe a saca de farinha. Mas, depois de ter andado um pouco, apeteceu-lhe a farinha de volta. Foi falar com a professora e esta respondeu:
- Meu querido amigo macaco, não há nada a fazer: acabamos de usar a tua farinha para fazer biscoitos e bolos, que acabamos de comer.
O macaco ficou tão irritado que levou consigo um livro da escola. Ao continuar o seu percurso, viu um rapaz que fazia violas e quis oferecer-lhe o livro. Mais tarde apeteceu-lhe ler, então foi ter com o rapaz e disse:
- Quero o meu livro de volta senão tiro-te uma viola.
O macaco ficou com a viola, mas desta vez não foi oferecer a viola a ninguém e decidiu aproveitá-la para tocar umas músicas.
Reconto elaborado por: Ana Carolina, 2ºB