sexta-feira, 10 de outubro de 2008

FEIRA DO LIVRO NA EB1/PE DA LOURENCINHA

Entre o dia 20 e 27 de Novembro, vamos ter livros à venda, com desconto, na nossa Biblioteca. Pede aos teus pais para te oferecerem um livro. Tu que frequentas a nossa Biblioteca já sabes que o livro é um amigo, porque, quando lês, desenvolves o teu pensamento, a tua leitura e a tua escrita. Quando acabas de ler o teu livro: ganhas novas ideias, novas experiências e divertes-te muito ao sonhar com as histórias.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Maleta do Indiano"

3º A
Era uma vez uma princesa chamada Ana que encontrou o seu príncipe no mar a andar de mota d’água. O príncipe chamava-se Carlos e apaixonou-se de imediato pela princesa. Nesse mesmo dia, o Carlos convidou a Ana para ir ao Circo e divertiram-se imenso com os disparates dos palhaços.
De dia para dia ficavam cada vez mais encantados um com o outro, por isso compraram uma casa à beira-mar e decidiram casar.
Depois de algum tempo, o Carlos soube que ia ser pai e ficou tão feliz que ofereceu à Ana um colar muito especial em forma de coração. Quando o filho nasceu, compraram um berço cor-de-rosa e muito confortável.
O Carlos, a Ana e o filho viviam muito felizes na sua casa à beira-mar, onde se avistava o horizonte do mar, as gaivotas e os meninos a construir castelos na areia.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Maleta do Indiano"(continuação)

3ºB
Era uma vez uma mota d'água que salpicava muito no mar. Essa mota d'água pertencia a um menino que se chamava Tiago. O Tiago dormia sempre, muito confortavelmente, num berço cor-de-rosa. A mãe do Tiago chamava-se Ana e levava-o, muitas vezes, à praia para ver as pessoas a andarem de mota d’água.
Certo dia, à noite, a mãe do Tiago vestiu um lindo vestido azul enfeitado com flores brilhantes, para irem ao circo. Durante o espectáculo, o palhaço estava a jogar narizes de palhaços e o Tiago agarrou um desses narizes.
Na semana seguinte, a mãe do Tiago fazia anos. Quando chegou ao dia, o Tiago ofereceu à sua mãe um presente: um colar em forma de coração com um diamante mágico. Esta ao se ver ao espelho com o seu colar ao pescoço, apercebeu-se de como o seu filho era especial.

"Maleta do Indiano"

3ºC

Era uma vez uma linda princesa que se chamava Joana. Ela tinha um filho que dormia num berço cor-de-rosa.
A princesa Joana vivia num Castelo com um jardim muito bonito repleto de flores, com uma rede de descanso, com frutos, conchas e estrelas-do-mar.
Certo dia, a Joana foi dar um passeio até à praia com o seu filho, que se chamava Guilherme. Estavam a andar de mota d’água, quando, de repente, as ondas altearam em demasia. Guilherme ia-se afogando, quando fora, de imediato, socorrido pelo nadador-salvador. A Joana ficou tão agradecida ao nadador-salvador que lhe ofereceu um cão. Desta forma, a Joana e o nadador-salvador ficaram-se a conhecer e acabaram por se apaixonar.
No dia seguinte, a Joana fazia anos, então o nadador-salvador, que se chamava Cristóvão, convidou-a para ir ao circo. Depois de uma noite bem divertida, o Cristóvão ofereceu-lhe um colar em forma de coração, cheio de diamantes cor-de-rosa. Ao chegar a casa, a princesa foi logo ver-se ao espelho. Ela sentiu-se bonita, amada e muito feliz.

"Maleta do Indiano"

Os pequenos leitores das turmas: 3ºA, 3ºB e 3ºC participaram na actividade que se chama "Maleta do Indiano". Nesta actividade, os alunos, um a um, foram retirando um objecto de uma mala cheia de objectos (sem ligação entre si) e inventaram uma frase sobre cada objecto, sendo que, no final, cada turma ficou com uma história. Os objectos foram sempre os mesmos para as várias turmas, mas a criatividade dos alunos resultou em histórias diferentes em cada turma.